quinta-feira, 25 de março de 2010

Conceito de República

O conceito de república é incerto, confundindo-se às vezes com democracia, às vezes com liberalismo, às vezes tomado simplesmente no seu sentido etimológico de "bem comum"; mais recentemente, tem sido interpretado pelo senso comum como "respeito às instituições".
Do ponto de vista histórico, as repúblicas e o republicanismo surgiram em contraposição às monarquias, devido ao seu carácter absolutista, como opressoras. A primeira república de que se tem notícia é a romana, fundada no século V a. c., exactamente em contraposição à monarquia. Na Idade Média houve diversas repúblicas, das quais as mais famosas foram as italianas (por exemplo: Florença) e, depois, a holandesa. Cada uma delas teve características próprias e seu elemento unificador é, de fato, uma negação: não eram monarquias.
Ainda na Idade Média alguns ideólogos do absolutismo, como Jean Bodin, defendiam um conceito amplo e literal de república, baseado na sua etimologia: assim, se as monarquias preocupassem-se mais com o desenvolvimento das nações que com as disputas dinásticas e as guerras medievais, seriam "republicanas"; esse sentido foi recuperado no século XVIII pelo barão de Montesquieu, ao referir-se ao caso inglês, em que o "rei reina mas não governa".

Sem comentários:

Enviar um comentário